Temas

OBS: Propostas que não se enquadrem nos temas acima podem ser aceitas desde que estejam de acordo com os objetivos do evento.

A fim de neutralizar as luzes ofuscantes do cotidiano e descobrir sua escuridão, sua sombra especial, convidamos para este IV Encontro internacional sobre Hipertexto e Tecnologias na Educação, os estudiosos da Educação, da Linguística e Linguística Aplicada,  da Comunicação, da Semiótica e das Artes, para discutir  os seguintes temas:


  • Modelos de redes sociais de aprendizagem
  • Fundamentos epistemológicos das redes de conhecimento
  • Ambientes Pessoais de  Aprendizagem e sistemas de gerenciamento de aprendizagem
  • Teoria da Atividade e educação mediada por tecnologia
  • Conectivismo (Siemens) como uma teoria de aprendizagem
  • Aprendizagem distribuída em ambientes de informação fragmentada
  • Aprendizagem aberta e educação
  • Letramentos digitais e educação em rede
  • Gêneros digitais nas redes sociais
  • Educação em rede e Educação Superior
·         Pedagogias radicais mediadas por tecnologia (presencial e on-line)
·         Desenhos de metodologia para aprendizagem nas redes sociaisEstudos de caso e estudos empíricos sobre a aprendizagem em rede
  • Metodologias da pesquisa em linguagem e tecnologia
  • Educação em rede dentro de organizações públicas e privadas
  • Educação formal e não formal na aprendizagem em rede
  • Educação em rede voltada à formação para o  trabalho
  • Justiça social e responsabilidade social na educação em rede
  • Globalização e inter/multi/transculturalismo na aprendizagem em rede
  • Participação e alienação na educação em rede
  • Ativismo (político) e movimentos sociais nas redes sociais