A fim de neutralizar as luzes ofuscantes do cotidiano e descobrir sua escuridão, sua sombra especial, convidamos para este IV Encontro internacional sobre Hipertexto e Tecnologias na Educação, os estudiosos da Educação, da Linguística e Linguística Aplicada, da Comunicação, da Semiótica e das Artes, para discutir os seguintes temas:
- Modelos de redes sociais de aprendizagem
- Fundamentos epistemológicos das redes de conhecimento
- Ambientes Pessoais de Aprendizagem e sistemas de gerenciamento de aprendizagem
- Teoria da Atividade e educação mediada por tecnologia
- Conectivismo (Siemens) como uma teoria de aprendizagem
- Aprendizagem distribuída em ambientes de informação fragmentada
- Aprendizagem aberta e educação
- Letramentos digitais e educação em rede
- Gêneros digitais nas redes sociais
- Educação em rede e Educação Superior
· Pedagogias radicais mediadas por tecnologia (presencial e on-line)
· Desenhos de metodologia para aprendizagem nas redes sociaisEstudos de caso e estudos empíricos sobre a aprendizagem em rede
- Metodologias da pesquisa em linguagem e tecnologia
- Educação em rede dentro de organizações públicas e privadas
- Educação formal e não formal na aprendizagem em rede
- Educação em rede voltada à formação para o trabalho
- Justiça social e responsabilidade social na educação em rede
- Globalização e inter/multi/transculturalismo na aprendizagem em rede
- Participação e alienação na educação em rede
- Ativismo (político) e movimentos sociais nas redes sociais